Sismo de magnitude 5,7 abala Guiana

Registado a 83 quilómetros a sudeste da cidade de Lethem (a cerca de 540 quilómetros da capital Georgetown), no sul do pequeno país sul-americano, e a uma profundidade de 9,7 quilómetros, o sismo não terá causado vítimas.

No entanto, a Comissão de Defesa Civil da Guiana adiantou que foi um dos abalos mais fortes dos últimos anos e que causou alguns danos materiais.

O sismo, que também foi sentido na região norte do Brasil, ocorre num momento de agitação política no país, devido a um confronto diplomático com a Venezuela a propósito de dois barcos de pesca da Guiana que estão retidos há mais de uma semana pelas forças navais venezuelanas.

Com uma população inferior a um milhão de habitantes, a Guiana alega que os dois navios estavam a operar dentro da sua Zona Económica Exclusiva quando foram intercetados pelo navio da Marinha venezuelana Comandante Hugo Chavez GC 24, em 21 de janeiro, tendo já exigido a libertação imediata das embarcações e respetivos tripulantes.

Este incidente diplomático enquadra-se na disputa sobre um território de cerca de 160.000 quilómetros quadrados a oeste do rio Essequibo que será analisada pelo Tribunal Internacional de Justiça (TIJ), após este órgão se ter declarado competente para resolver o caso.

Porém, a Venezuela rejeitou essa posição e defende que a disputa seja resolvida bilateralmente.

Leia Também: Sismo de 2.7 sentido em Oeiras



source https://www.noticiasaominuto.com/mundo/1679239/sismo-de-magnitude-5-7-abala-guiana?utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Anitta – Envolver (2021) [Download]

Makhadzi & Mr Bow – Makwapheni (2021) Download Mp3